Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

Santiago com Lollapalooza

Aproveitando milhas que acumulamos na viagem pela Austrália e Nova Zelândia e que iam expirar, fomos conhecer a capital chilena. Esse é um dos motivos que facilitam minhas viagens. Faço muitas delas com milhas. O segredo é ter cartão de crédito que converta pontos em milhas e usá-las com bastante antecedência.
Emitimos as passagens cinco meses antes e a ideia era somente conhecer a cidade.
Aproximando a data de embarque, descobrimos que teria Lollapalooza no fim de semana. Sempre tive vontade de ir em São Paulo mas nunca tive oportunidade, não iria perder essa!

Optei por hospedar-me num Hostel pois viajei com minha filha e sua amiga. A intenção delas era conhecer a noite chilena. Hostel é tudo de bom quando buscamos interação e companhia. Um amigo indicou os melhores bairros e escolhi o Rado Hostel em Bellavista.

As avaliações são excelentes. Eleito o 2' melhor Hostel da América latina.

Nosso quarto tinha 3 quadros com as figuras de Amy, Court e Jim, além de uma mega figura da Absolut.

O Hostel é todo decorado no estilo "Rock and Roll"

A localização é excelente. Na rua Pio Nono ao lado do pátio Bellavista. São 4 andares, sendo o último, terraço. Não tem elevador mas as escadas não são longas.

Os apartamentos de fundos tem vista para o pátio Bellavista. Para quem tem dificuldades de dormir com barulho, pode ser um problema.

O café da manhã é bem razoável para um nível de Hostel.
A cozinha, a disposição dos hóspedes tem 2 geladeiras, 2 microondas e 1 fogão além de panelas e utensílios.

Ainda tem um salão com TV, jogos de mesa e totó

Para não dizer que não faltou nada, se os quartos tivessem ar condicionado facilitaria um bocado o bom sono pois poderíamos fechar as janelas e não ter o som dos bares dentro do quarto.

12/3 - PRIMEIRO DIA EM SANTIAGO

Nosso embarque pela Tam atrasou pois precisaram trocar de aeronave. Engraçado que ouço reclamações da Gol mas, nos últimos anos que viajei por essa companhia, nunca teve um atraso..

Voo foi tranquilo. Durou 4h. Viajamos de dia e pudemos ver belas paisagens entre Argentina e Chile.

Quando passamos pelo Monte Aconcágua, o pico mais alto da América do Sul, o piloto anunciou. Quem estava do lado direito do avião teve o privilégio de observá-lo em toda sua magnitude.

Passamos por um salar imenso depois de Córdoba e pela cordilheira dos Andes

Do aeroporto ao Hostel, no bairro Bellavista foram 25 minutos
Havíamos contratado um táxi com o pessoal do Hostel ao preço de 20.000 pesos (R$ 100,00). Há ônibus com ar condicionado para o Centro que me disseram ser bem baratinho e também serviço de transfer com van. As cabines ficam dentro do aeroporto, logo depois da saída do desembarque e custa 7.000 pesos por pessoa.

Nosso almoço foi no pátio Bellavista

Pratos em torno de 9.000 pesos, ou seja 45 reais.

Refrigerante 1.600 pesos. Chopp 500ml - 4.000 pesos.

À noite, a região é uma festa com bares e restaurantes, abarrotados de jovens.

3 quarteirões entre as ruas Pio Nono e Constitución formam a "Lapa de Santiago", há uma série de bares, restaurantes e boates.

Escolhemos o Harvard Pub. Um bar dedicado aos universitários (que aliás, são muitos. Existem 3 imensas universidades no bairro).

Cerveja de várias marcas e tamanhos a preços entre 1.500 a 3.000 pesos, preços bem mais em conta que nos outros restaurantes. Pedimos uma batata frita que veio coberta por: carne, salsicha, cebola e 2 ovos fritos. Um prato muito estranho ...

A economia chilena é baseada na pesca, agricultura (em especial produção de vinhos), serviços e comércio. Indústrias são muito poucas. Não há sequer uma montadora de veículos. Esses são importados principalmente da Coreia. A população de Santiago é de 7 milhões de pessoas. Em todo o país,  27 milhões.

A cidade é extremamente seca, não esqueça de levar manteiga de cacau. Por ser seca, o calor tem sensação térmica inferior ao que marca mas, no verão, é quente!!!

Curioso são os cachorros que vivem nas ruas. São de raça e muito grandes. Um amigo comentou que a Prefeitura castra e vermifuga todos eles e existem Multas bem caras para quem for pego maltratando-os.

13/3 - VALPARAISO E VIÑA DEL MAR

Contratamos nosso passeio na INFOTOUR que fica embaixo do Hostel e pertence ao mesmo dono.

O passeio de dia inteiro, em van, custou 31.000 pesos/pessoa. Nos buscaram em van as 8:30 e após pegar mais 2 brasileiros de Curitiba, 1 mexicano e 1 peruana, pegamos a estrada de 120 km.
Após uns 60km fizemos uma parada numa loja onde é possível degustar vinhos - Rio Tinto na localidade Casablanca. O alfajor é delicioso e custa 800 pesos.

Chegando a Valparaíso, nosso guia foi nos contando a história e apresentando os locais. Seu nome foi dado pelo Espanhol que fundou a cidade e que nasceu em sua homônima da Espanha.
O congresso Nacional fica em Valparaiso. Construído por Pinochet, local onde ele nasceu, com a intenção de dividir o poder em duas cidades. Valparaíso na metade do século 19 era mais famosa que Santiago por causa do Porto por onde passava os navios que atravessavam do Atlântico para o Pacífico, pelo estreito de Magalhães. Perdeu seu poder depois da inauguração do Canal do Panamá
População: 300.000 habitantes

Muitos prédios antigos e construções que desafiam a lei da gravidade pois a cidade é cheia de morros.

Visitamos a área do porto e depois subimos a um mirante para ter uma ideia do tamanho da cidade

Viña del Mar é continuação de Valparaiso. Difícil identificar onde termina uma cidade e começa a outra. Viña tem 320.000 habitantes.
Valparaiso é mais história e Porto. Viña é como um balneário. Criada onde antes eram fazendas, tem seu nome devido a uma das fazendas que produzia vinhos. Não chegava a ser uma vinícola.

Paramos na praia de Acapulco, uma homenagem a homônima mexicana.

O almoço foi no Castillo del Mar. Linda construção, de frente para o mar, que abriga um restaurante especializado em frutos do mar. Interessante um espaço que eles mantém para fotos.

Visitamos ainda o Relógio de Flores

A volta foi um pouco mais complicada pois chegamos em Santiago na hora do rush, ou como dizem por lá "na hora punta". Levamos mais tempo dentro da cidade do que na estrada.

Tiramos uma soneca e acordamos a meia noite. Pensamos: Será que perdemos os embalos de sexta a noite? Na na ni na não... Ainda mais estando hospedada dentro da "Lapa Chilena". Descemos a 1 da matina e a rua estava lotada. Demos uma volta pela Calle Constitucion e constatamos que o pub Dublin estava cheio e com boa música. O bar Rock Axis fica numa casa e as musicas são diferentes em cada ambiente. Tudo no mais puro rock, muitos roqueiros com seus trajes pretos e com tachas.

Mas, as meninas queriam balada. Voltamos para Calle Pio Nono e entramos no El Vagon. Tocava tecno e a pista de dança fervia. Cerveja pequena entre 3.000 e 3.500 pesos, o problema é que era muito quente. O jeito foi beber cerveja com gelo dentro.

Para efeito de comparação, um trio (hamburger, fritas e refrigerante) no McDonald ou Burguer King custa os mesmos 3.000/3.500 pesos

14/3 - DORMIR FAZ BEM

Sábado, perdemos a hora. Dormimos até 3 da tarde. Precisávamos fazer câmbio. Tem uma lojinha dentro do pátio Bellavista mas, como haviam nos informado, as melhores taxas se encontram nas lojas do centro da cidade, na rua Agustinas. Entre as ruas Bandera e Paseo Ahumada (Estação de Metrô - Universidad del Chile). Se compra 100.000 pesos com R$500 contra R$540 no Bellavista.

Conclusão: os planos de subir o Cerro, visitar a vinicula Concha y Toro e a casa de Neruda foram por água abaixo mas, sem neuras. Estamos de férias e não disputando quantos pontos turísticos são possíveis visitar em menos tempo

Aproveitamos a ida ao centro para almoçar no burguer king e visitar umas lojas

Na volta, depois de um tempinho no terraço do Hostel, fomos jantar no famoso: "Como Água para Chocolate". Um restaurante gourmet. Porções pequenas com preços grandes mas, muito saborosos. Fica na Constitución, bem pertinho do Pátio Bellavista.

15/3 - CERRO SAN CRISTÓBAL E LOLLAPALOOZA

Domingo conseguimos acordar mais cedo. A 3 quadras do Hostel fica o Funicular que dá acesso ao Cerro San Cristobal. O bilhete de ida e volta custa 2.600 pesos e o trem parte a cada 15 minutos.

Na estação do alto, desembarcamos num pátio onde tem algumas lojinhas de souvenirs e lanches. A vista da cidade é fantástica

É necessário subir algumas escadas para chegar ao Santuário N.Sra. da Concepción

Há um imenso jardim com bancos onde provavelmente se realiza missas e outros eventos católicos.

Do lado esquerdo, há uma estátua do Papa João Paulo II

É possível chegar ao alto do Cerro caminhando pelo outro lado onde há um Parque extenso - Parque Metropolitano de Santiago ou mesmo de bicicleta. Há um bicicletário imenso.

Ao descer, viramos para a esquerda com a intenção de visitar a Casa de Pablo Neruda que virou um Museu.

O ingresso custa 5.000 pesos a inteira e 1.600 para estudante. Desistimos! Cliquei uma foto de uma das placas com seus versos, que ficam na frente da casa

As 16h fomos para o Lollapalooza, no parque O'Higgins. Fomos de metrô que, apesar de um pouco cheio, foi tranquilo. Precisamos trocar da linha vermelha para a laranja (ai que inveja do metrô em outras cidades, funciona e bem)

Eu havia comprado os ingressos pela internet e precisávamos trocar pelos tickets e pulseiras. O metrô deixa na porta principal do Parque. A troca foi feita de forma rápida, sem filas. Havia uma fila grande mas não sei exatamente qual era o caso daquela fila.

O'Higgins é imenso!!! Eram 3 palcos espalhados pelo parque mais um palco dentro de um estádio tipo Arena, próprio para shows.

Estava cheio mas só ficava no tumulto quem queria pois espaço livre tinha demais

Primeiro fomos ao ginásio onde rolava uma apresentação de DJ com tecno

Depois assistimos o show do Damian, filho do Bob Marley

Em seguida assisti ao show que eu esperava: Robert Plant

Fomos então para a apresentação do DJ Calvin Harris. Ele deu um show de luzes sobre a platéia, espetacular, sincronizado com as músicas

Ainda voltamos ao ginásio para mais um show de tecno.

Saímos de lá as 23h, pouco antes de acabar. Voltamos de táxi para o Hostel, sedentas por uma cervejinha pois no LOLLAPALLOZA-CHILE é proibida a venda de bebida alcoolica, pode?

Passamos no Harvard Pub e convencemos a proprietária a nos vender cerveja para levar - é proibido transitar e consumir bebidas alcoolicas nas ruas de Santiago - levamos as cervejas na mochila e terminamos a noite no terraço do Hostel.

16/3 - MERCADO CENTRAL

Dormimos até mais tarde. O checkout precisa ser feito até as 11h. Fizemos e deixamos as malas guardadas no Hostel. Fomos então conhecer o Mercado Central. Fomos a pé, caminhando por um imenso e bem cuidado parque que atravessa vários quarteirões. Almoçamos no restaurante El Galeon.

O restaurante é especializado em frutos do mar. Há uma parte, de frente para rua que é fechado com ar condicionado. Ficamos na parte dentro do Mercado. É interessante pois vemos nossa comida ser preparada. A cozinha é toda cercada de vidros. De entrada comemos um prato do mesmo nome do restaurante que é tipo uma "mariscada de frutos do mar" com arraia, lula, camarão e vieiras. Delicioso... esse prato custa 11.000 pesos.

O prato principal foi uma imensa "centolla", o siri gigante que só existe nos polos.

O garçon traz um chapeuzinho de cozinheiro para tirarmos fotos com a centolla, já cozida

Depois ele corta toda a casca e nos serve.

Há centollas de diversos tamanhos e preços. Exageramos em nosso pedido pois comi o restante já empurrando pois estava satisfeita. O preço da imensa foi 49.000 pesos e incluía Pisco Sauer de entrada e uma garrafa de vinho. Não é barato mas é o tipo de coisa que não se come em qualquer lugar... vale cada centavo

Fim do almoço, voltamos ao Hostel onde ficamos descansando na sala de TV até a hora de ir para o aeroporto.

Uma viagem curta, faltou muita coisa para conhecer mas é daqueles lugares que vale a pena voltar!