Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FERNANDO DE NORONHA

FEVEREIRO - 2014

Fernando de Noronha é uma ilha que pertence ao estado de Pernambuco e fica a pouco mais de 500km da costa brasileira, sendo Natal (capital do RN) a cidade mais próxima.





Sua formação, de origem vulcânica, a fez uma ilha montanhosa. O acesso as praias, em sua maioria, requer uma descida íngreme. Não é um local para pessoas com dificuldade de locomoção viverem ou visitarem, ou ficarão restritos a poucas praias.

Como os locais dizem, existe o "Mar de Dentro" voltada para o litoral brasileiro e o "Mar de Fora" voltada para a África. Os passeios de barco acontecem apenas no mar de dentro, por existir muita correnteza no de fora.

Vila dos Remédios é o centrinho da Ilha (muito "inho" mesmo).

Por estar próxima a Linha do Equador, a temperatura no ano varia entre 16 e 32 graus, sendo os meses de fevereiro a julho os mais chuvosos. O melhor período para visitar é de agosto a outubro, quando o mar fica uma "piscina", sendo setembro o mês ideal.

As praias são as seguintes:





Existe controle do número de turistas, é expressamente proibido acampamentos. Paga-se uma taxa diária de permanência e no formulário preenchido é obrigatório indicar onde ficará hospedado. Essa taxa, chamada de TPA-Taxa de Preservação Ambiental pode ser paga no site do governo www.noronha.pe.gov.br ou no aeroporto, no momento do desembarque. Sugiro o pagamento via net para evitar a enorme fila no aeroporto.

Os voos chegam e decolam na parte da tarde e quase numa sequência.




Além dessa taxa, existe um ingresso para visitar as áreas do Parque Nacional Marinho. Esse ingresso é válido por 10 dias e não tem como não pagar. As melhores praias estão nessa área. Pode-se pagar pela internet no www.parnanoronha.com.br ou nos quiosques que existem na ilha. Caso pague pela internet, diriga-se a um quiosque para retirar a carteirinha que servirá de acesso.

12/02 - ILHA TOUR

Viajei com minha filha, uma amiga e seu filho. Era um sonho antigo conhecer a tão famosa "Noronha".

Estava na dúvida sobre fazer ou não o "Ilha-Tour". Ainda bem que optamos em fazê-lo. É um passeio de dia inteiro, em grupo pequeno, com guia local. Muito divertido e interessante pois ouvimos as histórias da ilha. 

Começamos conhecendo a Baía do Sancho. 


.





Na caminhada pela trilha avistamos também a Baía dos Porcos e a famosa formação rochosa "Dois Irmãos"














O acesso a Praia do Sancho se dá por uma escadaria íngreme, há que se ter disposição!!!










Depois, fomos a Praia do Leão.














Apesar do mar parecer bem calmo, o guia nos explicou que é muito perigoso por ter correntes fortíssimas


Alguns óbitos já foram registrados nessa praia.






Próxima parada: Baía do Sueste.



Acredito ser a praia com maior diversidade e quantidade de vida marinha. Ali, o guia leva o grupo para um mergulho com snorkel onde é possível avistar: tartarugas gigantes, tubarões, arraias e uma diversidade incrível de peixes.




Na beira da praia, filhotes de tubarão passam todo o tempo, é preciso pular sobre eles para entrar na água.



A princípio, ficamos com medo mas, depois de ouvir tantos locais afirmando que nunca aconteceu um caso sequer de ataque de tubarão na ilha (mesmo as espécies consideradas agressivas), relaxamos e passamos a torcer para que um deles passe perto.

Depois do mergulho com snorkel, a barriga está roncando... vamos então para a área onde fica o Projeto Tamar. Ali existem dois restaurantes muito bons. Nesse dia almoçamos no "Cheiro Verde". O outro chama-se "Du Mar". 
Ambos oferecem transfers gratuitos, te pegam onde estiverem e levam para onde quiserem.
Por exemplo: me pegaram numa praia e depois me levaram a pousada, sem custo! 
Oferecem ainda o serviço de "check-out". Como as diárias nas pousadas vencem entre 11/12h e os voos só saem a partir das 15h, eles te pegam na pousada, levam ao aeroporto para o check-in e despachar as malas, em seguida ao restaurante para almoço e posteriormente levam ao aeroporto para embarque.

As opções de transporte na ilha, são:
- ônibus que demora um pouco a passar e circula exclusivamente na estrada principal
- táxi sem taxímetro, precisa perguntar antes de entrar quanto será a corrida
- aluguel de bugre - diária de R$ 150-180









Voltando ao Ilha-Tour, depois do almoço, fomos até a Enseada dos Tubarões onde existe um pequeno museu sobre o assunto.















Posteriormente fomos a Praia Cacimba do Padre. É a praia dos surfistas!







É onde chegamos mais próximo do "Dois Irmãos"






Para terminar o dia, fomos ao Mirante do Boldró.



Excelente tomar uma cervejinha gelada para relaxar, depois de um dia agitado e maravilhoso.



Esse é o local onde todos se reúnem para ver o belíssimo pôr do sol.



Existe um quiosque que vende bebidas e aperitivos e tocam boas músicas. No momento que o sol vai sumindo no horizonte, eles colocam "Bolero de Ravel" em alto e bom som. É um momento sublime, inesquecível.

13/02 - PASSEIO DE BARCO

O passeio de barco é programa imperdível. Ele sai do porto, vai até as ilhas menores e depois segue costeando todo o mar de dentro. 









É possível ver muitos golfinhos, 














eles dão um espetáculo ao redor do barco.







Há uma parada na Baía do Sancho para mergulho. 










A bordo vendem bebidas e snacks. Existe a opção de almoço a bordo, não vimos necessidade. O barco retorna ao porto para desembarque e quem contratou almoço, permanece para uma nova saída.












Desembarcamos e pegamos um táxi até a Praia da Conceição (a mais próxima da Vila dos Remédios). Fomos almoçar num restaurante da praia. Moscas em profusão... eles colocam um potinho com pó de café queimando na mesa para afastar os insetos (não elimina 100%). O mar, nessa época do ano é de ondas fortes. Nem arriscamos um banho.


Um cochilo a tarde e a noite fomos conhecer o "Bar do Cachorro". Esse fica a beira mar, em frente a igreja (tem uma ladeira considerável para descer até ele). 



Em seguida fomos a "Pizzaria", ao lado da igreja. Os dois bares são onde as noites acontecem. Havia um grupo tocando pop rock dos anos 80, sensacional.


14/02 - PISCINA NATURAL DO ATALAIA




A visita a essa piscina só é possível com maré baixa. Há controle de visitantes e só é permitido 96 por dia. É necessário fazer agendamento prévio num quiosque em frente ao Projeto Tamar. É uma caminhada leve/moderada de 1,5km de ida e igual percurso de volta.










Há controle do número de pessoas dentro da piscina e é proibido colocar os pés no fundo. 



Só entra quem estiver usando snorkel e colete de flutuação (alugados no local para quem não levou).




Sinceramente, apesar da beleza do local e diversidade marinha, achei que não compensou a caminhada. Existe a proibição explícita de não utilizar nenhum tipo de creme no corpo. Ou seja, nada de repelente, protetor solar, hidratante, etc.


Existe ainda a opção de se fazer uma caminhada de aproximadamente 3h passando por essa piscina natural e outras duas. Sem direito a banho nessa, que fica restrita aos 96 agendados.


O guia que nos acompanhou nesse dia ofereceu de nos levar a outra piscina natural de mais fácil acesso, sem controle de pessoas e sem proibições de protetor solar ou repelente. Combinamos para o dia seguinte.

Na volta de nosso passeio, exaustas e famintas, ligamos para o restaurante DU MAR que foi nos pegar e depois de um almoço delicioso, nos deixou na pousada para um cochilo.

Era noite de sexta-feira, nesse dia acontece a Palestra sobre Tubarões no Projeto Tamar. Fomos assistir. O auditório estava lotado mas, é possível assistir em pé, do lado de fora. Em seguida, um grupo de Maracatu se apresentou. Foi a primeira vez que assisti ao vivo esse ritmo Pernambucano que parece com o Olodum da Bahia. Muito bom!



15/02 - ENSEADA DOS TUBARÕES, PRAIA DO PORTO E PISCINA NATURAL - CAIEIRAS






Nesse dia, alugamos um bugre.









Voltamos a Enseada dos Tubarões buscando encontrar o famoso! Olhamos, olhamos e nada... Aproveitamos para subir uma pequena colina onde tem uma igrejinha (muito inha mesmo) de São Pedro. 

De lá, se tem uma vista espetacular em 360' do mar de fora e de dentro, das ilhas e porto.


Em seguida, fomos a Praia do Porto. 



Por incrível que pareça, apesar da profusão de barcos que utilizam o local, a água é limpíssima, transparente mesmo. O problema é a quantidade de algas, muitas, que ficam na beirada. Se tiver disposição de passar por elas, pode curtir o mar azul, inclusive é um bom lugar para snorkel e stand up paddle.

Ao meio-dia fomos ao encontro do guia com quem combinamos na véspera, para conhecer a Piscina Natural de Caieiras (é a última visitada por quem faz a caminhada do Atalaia de 3h). O acesso é perto da Enseada dos Tubarões. Deixamos o carro ali e vamos caminhando, sem muito esforço.

Apesar do acesso fácil, é uma área protegida e não pode ser visitada sem companhia de um guia credenciado.

Essa piscina é muito maior que a do Atalaia e pode-se aproveitar até mais tarde que a outra pois ali a maré demora um pouco mais para encher.

Vida marinha riquíssima!


Mesmo para quem não quer fazer snorkel, é possível aproveitar.


No final da tarde, aproveitamos que estávamos motorizados e fomos assistir uma vez mais o pôr do sol no Mirante do Boldró.

A noite de sábado é o dia de PAGODE no BAR DO CACHORRO.


16/02 - PRAIA DO SUESTE

Domingo de sol, enchemos o cooler de cerveja e vamos passar o dia na Praia do Sueste.

Essa praia é uma das que precisa apresentar a carteirinha pois faz parte do Parque Nacional Marinho. O acesso é único, providencialmente, por dentro de uma loja de souvenir. 

A primeira metade da praia, tem muitas algas na beira. Fomos caminhando e baixamos a farofada na segunda metade da praia. 

Nesse dia, fui decidida a fotografar um tubarão que não fosse filhotinho. 



Esse é mole, tem aos montes na beirinha.



Caminhei toda a praia até as pedras, e nada de ver um tubarão...

Voltei, coloquei a cadeira dentro d'água, olhos atentos e.... nada de tubarão!

Por fim relaxei, tomei umas cervejinhas e quando entrei na água para fazer um "pipi", escuto a gritaria de uma turma que estava próxima: TUBARÃO, TUBARÃO!!! O curioso é que em Noronha, quando se escuta esse grito, todos correm para DENTRO d'água e não o contrário. Não sei se meu pipi atraiu ou se o bichinho estava meio desorientado, veio nadando na minha direção. Só tive tempo de botar a máquina fotográfica dentro d'água e sair clicando. Consegui quatro fotos dele, que desviou de mim.

 Ele tinha entre 1,20mt e 1,50mt


Nesse mesmo dia, fotografamos ainda tartaruga e arraia gigante e um imenso cardume de sardinhas, tudo no rasinho, com água na coxa.


Nossa cerveja acabou e fomos até o bar que fica na entrada, ao lado da lojinha de souvenir. Eles não podem vender bebida alcoólica. Usaram a seguinte expressão para explicar:
"Nessa praia é livre o consumo, proibida a venda". Ou seja: quer beber, tem que levar!

Conversamos com uma família que estava ao nosso lado. Eles são "minhoca da terra", nascidos e criados lá. Foi bom que nos ofereceram da cerveja deles, hehehe. Eram duas famílias grandes, gente boa demais (aliás, os locais são muito simpáticos e receptivos), nos contaram o que já havíamos ouvido de outros locais: o interesse em elitizar Noronha.
O tal Parque Marinho que abrange quase toda a ilha e só pode ser acessado pagando a taxa de conservação, é de uma das empresas do Eike Batista. Morador nascido e criado lá não pode vender seu imóvel ou mesmo um pedaço de terreno. E é absurdamente caro construir. O custo de material chega a 10 vezes o valor cobrado no litoral.
Na Pousada que ficamos existem apenas 4 quartos, apesar de ficar num terreno enorme. A dona da pousada nos explicou que a legislação não permite construir em todo o terreno. Eles são rígidos e duros na fiscalização.

Enfim, se quer conhecer Noronha, faça-o antes que se torne um destino caro demais.

Por enquanto, não é que seja barato mas, dá para ficar uns 7 dias (tempo ideal para conhecer tudo) sem estourar o orçamento.
- Cerveja/Refrigerante a R$ 5,00
- Caipifruta a R$ 15,00
- Refeição a partir de R$ 20,00 mas, come-se bem na Ilha, especialmente frutos do mar
- Passagem aérea R$ 1.200 (se comprar com antecedência) R$ 3.400 (o mesmo voo um mês antes do embarque - consultei por curiosidade)

A noite de domingo é o dia do Reggae, no bar/pizzaria que fica ao lado da igreja.
O mais interessante é o horário agendado: "Quando acabar a missa", se o padre resolver esticar os avisos, babou...

17/02 - CAMINHO DE CASA

A Pousada Naiepe nos dá a sensação de estar em casa. Super recomendo!!!

A baixinha de blusa branca é a Edilene, dona da pousada. Indicou e contratou passeios e aluguel de bugre, fazia nossa tapioca e suco, na hora, no café da manhã, deixava bolo, chá e café a disposição o dia todo... e ainda batíamos ótimos papos.


E como tudo que é bom... acabou nossa viagem... mas, Noronha é o tipo de lugar que se volta!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página. Se tiver alguma dúvida, responderei assim que possível.